Automóveis Tesla alvo de fogo-posto em concessionário francês

05/03/2025

Foi fogo posto, dizem as autoridades. 12 veículos Tesla arderam durante a noite passada num concessionário da marca perto de Toulouse, França. Os prejuízos estão estimados em mais de 700.000 euros.

 

O concessionário da Tesla localizado em Plaisance-du-Touch, nos arredores de Toulose viu os automóveis que estavam no parque fechado serem varridos pelas chamas.

Num momento em que os protestos anti-Musk estão ao rubro, com os concessionários da Tesla a serem o principal alvo, a polícia francesa aponta para que na origem do incêndio tenha estado mão humana.

A hipótese de fogo posto foi colocada pelas autoridades, uma vez que o concessionário tinha sido alvo de várias ameaças – tendo inclusivamente ficado fechado preventivamente durante todo o dia – a que se juntou um buraco encontrado na vedação.

Os bombeiros chegaram ao local por volta das 4 da manhã e contiveram o fogo nos veículos. Oito deles ficaram completamente destruídos e quatro ficaram muito danificados.

A Tesla está a ser alvo de protestos em todo o mundo – estando um também previsto para Lisboa – por causa do envolvimento de Elon Musk no governo norte-americano.

O Electrek afirma que, em França, extremistas estão mesmo a apelar ao fogo-posto às lojas da Tesla, chegando mesmo a publicarem instruções online.

Os protestos já estão a decorrer desde o início do envolvimento de Musk com a administração Trump, sob a hashtag #Teslatakedouwn, e estão a assumir muitas formas, havendo inclusivamente proprietários de veículos da marca norte-americana que participam nas demonstrações.

Há também notícias de automóveis da Tesla vandalizados com cruzes suásticas e de proprietários que colocam autocolantes a dizerem que compraram o seu Tesla “antes de o Musk endoidecer”.

A maioria dos protestos são pacíficos e ocorrem nos Estados Unidos. O fogo posto desta noite nos arredores de Toulouse, França, é o mais grave ocorrido até à data.