O veículo já pode ser encomendado em Portugal, com a versão de entrada, a Core, a ter como preço base os 72.945 euros.
O Volvo ES90 Core, a versão de entrada, traz de série, entre outros, Single Motor Extended Range, Sistema de entendimento do condutor, sistema de climatização de quatro zonas e portão da bagageira elétrica.
A versão Plus do ES90 chega a Portugal por 77.075 euros e, além do equipamento de série do Core, acrescenta Sistema de som Premium Sound, iluminação interior high level e Head-up Display.
A versão de topo do Volvo ES90 é o Ultra. O Ultra está disponível para encomenda em Portugal a partir de 85.368 euros e inclui de série, além do que equipa as outras versões, Teto panorâmico electrocrómico, suspensão pneumática ativa e bancos dianteiros ventilados.Os automóveis podem ser configurados ao gosto dos clientes, claro, consoante se goste de um som mais puro ou de um exterior mais cromado, e tem ainda dois packs que podem ser adicionados.
O Pack Climate (271€) é o ideal para climas frios, com as escovas limpa para-brisas e o volante a serem aquecidos. O pack Cruise (2.460€) inclui a nova versão do Pilot Assist.
O Volvo ES90 é o sexto 100% elétrico da marca e combina a elegância requintada de um sedan, a adaptabilidade de um fastback e o interior espaçoso e a maior distância ao solo associados aos SUV.
“Junta-se ao SUV EX90 como um dos nossos modelos emblemáticos e consolida a nossa posição como líder da indústria de automóveis definidos por software que aproveitam o poder da computação central”, sublinhou o CEO da Volvo durante a apresentação.
O ES90 é o primeiro veículo da Volvo a incorporar a tecnologia de 800 volts, proporcionando uma autonomia de 700 quilómetros e permitindo um carregamento 30% mais rápido.
“O ES90 é o Volvo elétrico com maior autonomia e carregamento mais rápido até agora. Em estações de 350 kW, pode adicionar 300 km em 10 minutos e oferece até 700 km de autonomia no ciclo WLTP”, afirma a marca.
“Alguns dirão que é um sedan. Outros verão um fastback, ou mesmo indícios de um SUV. Deixaremos que seja você o juiz final – tudo o que sabemos é que o novo Volvo ES90, totalmente elétrico, cria um novo espaço para si próprio, eliminando os compromissos entre estes três segmentos, o que o coloca numa classe à parte”.
Uma boa estratégia. Olhando para o perfil do automóvel, as linhas são confiantes e a posição de condução, ligeiramente elevada, destaca-se. A linha fluida do tejadilho contribuiu para a excelente aerodinâmica que contribuiu para a eficiência global e para a autonomia elétrica.
De frente, a entidade é mantida com a linha transversal que simboliza os primeiros radiadores da marca, mas também com os faróis Martelo de Thor. A traseira é igualmente distintiva, com novos faróis traseiros LED em forma de C complementados por faróis LED no vidro traseiro.
Ao escolher o seu ES90, os clientes podem optar entre sete cores exteriores e quatro opções de jantes que variam entre as dimensões de 20 e 22 polegadas.
O ES90 é construído com base na arquitetura SPA2 e, tal como o EX90, assenta no conjunto tecnológico Superset da Volvo Cars.
O Superset é um conjunto único de módulos de hardware e software que servirá de base a todos os futuros automóveis elétricos da marca e que permite melhorar o desempenho global e a tecnologia de segurança do automóvel ao longo do seu ciclo de vida e implementá-los rapidamente através de atualizações over-the-air em todos os modelos baseados no Superset.
“O Superset é possibilitado pela computação central e o ES90 é o primeiro automóvel Volvo a ser equipado com uma configuração dupla NVIDIA DRIVE AGX Orin. Isto torna-o no automóvel mais potente que já criámos em termos de capacidade de computação central”, diz Anders Bell, o nosso diretor de engenharia e tecnologia. “Isto permite-nos elevar ainda mais a fasquia da segurança e do desempenho geral através de dados, software e IA.”
O infoentretenimento do ES90 tem o Google incorporado, que inclui serviços como o Google Maps, Google Assistant e mais aplicações no Google Play. O sistema com capacidade para 5G, sem falhas e com capacidade de resposta, é alimentado pela plataforma Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies e foi concebido para lhe fornecer todas as informações críticas de condução de que necessita, quando necessita, através do ecrã de 9 polegadas do condutor e do head-up display.
O ecrã central de 14,5 polegadas dáe acesso à navegação, entretenimento, climatização, ao telemóvel e muito mais.
O novo Volvo ES90 está já disponível para encomenda na Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. Outros mercados serão adicionados mais tarde este ano e até 2026.





