O Aston Martin Super Cygnet é uma versão única e de elevado desempenho do carro citadino compacto, transformado numa fera ao ser equipado com um V8 de 4,7 litros do V8 Vantage S. Originalmente baseado no Toyota iQ, o Cygnet de série foi a tentativa da Aston Martin de criar um carro citadino de luxo, mas esta construção única leva o conceito a um nível extremo.
Um foguetão de bolso com motor V8
O coração do Super Cygnet é o V8 de 4,7 litros naturalmente aspirado, que produz 430 cavalos de potência e 490 Nm de binário. Este motor, combinado com um chassis leve, transforma o pequeno Cygnet num autêntico foguete. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa manual automatizada Sportshift II de sete velocidades, emprestada do V8 Vantage S.
Com um peso de 1.375 kg, o Super Cygnet apresenta um tempo entre os 0 e os 100 km/h de apenas 4,2 segundos e uma velocidade máxima de mais de 270 km/h – valores completamente loucos para um automóvel deste tamanho. Para gerir esta potência recém-descoberta, o automóvel recebeu uma via alargada, uma suspensão personalizada e um diferencial de deslizamento limitado. Os travões maciços do Vantage S garantem um poder de paragem tão bom como o de aceleração.
Estilo agressivo
Visualmente, o Super Cygnet é uma máquina completamente diferente em comparação com o modelo original. Os guarda-lamas mais largos acomodam as grandes jantes de liga leve de 19 polegadas, enquanto as saídas de ar agressivas, um para-choques dianteiro revisto e um enorme difusor traseiro conferem-lhe um aspeto tão extremo quanto o seu desempenho. No interior, o habitáculo despojado inclui uma gaiola de proteção completa, bancos de balde de corrida com arneses e uma disposição do painel de instrumentos inspirada no Vantage.
O Aston Martin Super Cygnet é o melhor exemplo de um sleeper – um veículo com um aspeto despretensioso mas com um desempenho extremo sob o capô. Construído como uma encomenda única para um cliente abastado, continua a ser um dos projetos de engenharia mais loucos que a Aston Martin alguma vez realizou.

